segunda-feira, 6 de junho de 2016

Tacos e burritos (Mexicanos)

Comida típica mexicana, tem conquistado muitos  adeptos no Brasil
ultimamente. De sabor leve e fresco, é uma ótima opção para uma recepção
ou um jantar diferenciado com alguém.

Burritos são "tortilhas" enroladas, (tipo crepe ou panqueca)
Tacos são massas crocantes em forma de U ;

Podem ser de trigo ou Milho.  (Veja receitas em outro post desse blog)

Uma ótima opção, é comprar as tortilhas prontas ,
( O Rap10 é um exemplo de trigo) ,

VEJA AS RECEITAS DE SALSAS E PASTA DE FEIJÃO EM
OUTRO POST DESSE BLOG.

Ingredientes:
Pasta de feijão, (feijão bem amassado, temperado com azeite e sal.)
Carne ( a escolha , desfiada, moída ou picadinha)
Salsa Pico de galo (Tipo de vinagrete)
Salsa Sour (Creme feito de yogurte, Cream cheese e limão)
Guacamole (Abacate amassado com tomate, limão, pimenta e cheiro verde)
Alface americana picada grossa.
Tortilhas a escolha

Modo:
Doure a tortilhas em frigideira sem óleo,
Aplique uma camada fina de pasta de feijão, no centro da tortilha,
Coloque a cerne,
A salsa pico de galo,
O guacamole,
O creme azedo (sour salse)
A alface.
 Feche em forma de rolo .

(se for "tacos" , ela fica aberta em forma de U , e a massa crocante. )




Arroz com suam de porco (ou costelinha)

Prato muito saboroso,  de ótimo rendimento e custo baixo.
Criado no interior do Brasil afora, utiliza cortes de ossos da coluna
de suínos . (Se for vaca (ossobuco) , se chama "rabada")
Era uma tradição quando se abatia um porco e vizinhos vinham para
ajudar no preparo das carnes, já que não havia geladeira.
Cozinhava-se então a suam, com arroz e legumes, e servia a todos;

Ingredientes:
2Kg de suan de porco (ou costelinha se preferir)
2 cenouras em rodelas grossas
250 grs de vagem em cortes grandes
1 cebola grande picadinha
5 dentes de alho picadinhos
1 colher chá de tomilho
1 pitada de cominho
1 colher chá alecrim
2 pimentas dedo de moça picadinhas (sem sementes não arde)
1 colher chá de pimenta do reino
1 kg de arroz pilão (ou parbolizado) (mas pode ser outro)
1 caldo de legumes em pó
2 cubos de caldo de carne ou costela
1 molho de cheiro verde (salsa/cebolinha) (coentro tb fica bom... pouco)
Tempero completo a gosto.

Modo de preparo:
Refoque o alho , doure.
Junte a cebola , doure.
Acrescente as pimentas, e o caldo em cubos, misture.
Junte a carne e deixe refogar até dourar mexendo bem.
vá acrescentando os outros temperos no processo.
Acrescente os legumes,
Junte dois litros de água  e deixe cozinhar até ficar macio "ao dente" .
Retire do fogo e reserve.
Refogue o arroz  normalmente.
Acrescente o caldo da carne em lugar de água.
Quando estiver a "meio ponto" de cozimento,  junte as carnes com os
legumes, ajuste o tempero, e vá adicionando água aos poucos
para finalizar o cozimento.
Quando o arroz "secar" , desligue, e deixe descansar 5 minutos.

Sirva com salada de alface americana, rúcula, maçã, tomate e laranja.
Opção de tempero:
1 - Misture yogurte natural com limão, sal e vinagre branco.
2- Faça uma emulsão (mistura batida) de azeite, limão, vinagre e sal.

Bom apetite.






sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pontos da carne

Como reconhecer cada ponto de cozimento carne?
Uma pergunta muito comum ...
A foto abaixo exemplifica bem .



Bacalhoada "tradicional"

Bacalhoada , clássico português que cai na graça de muitos brasileiros.
Bem feita , é de sabor leve e agradável .

Ingredientes :

1,5 Kg de bacalhau  bom.
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1,5 kg batatas cozidas cortadas em rodelas grossas
1 chicara de azeite extra virgem,
azeitonas a gosto
1 cenoura grande cozida ao dente , em rodelas grossas
1 Kg de tomates maduros em rodelas
1 Cebola grande em cubinhos médios
3 dentes de alho picadinhos
Pimenta do reino a gosto


Modo:
Lave bem, limpe e dessalgue o bacalhau.
Observação: (Tem que ficar totalmente sem sal, o sal do bacalhau é meio amargo)
Após desfiado deixe de molho em leite por uma meia hora .

Faça um refogado com um pouco de azeite, alho,cebola e pimenta a gosto.
Junte o bacalhau "espremido" (seco) deixe dourar e junte os pimentões e a cenoura.
Ajuste o tempero e reserve.

Em uma forma, monte em camadas;
Uma de batatas, uma do refogado e uma de tomates.
Repita até acabar.
Encaixe as azeitonas
Regue com o restante do azeite.
Cubra com queijo ralado misturado com farinha de pão,
 e leve ao forno quente por 20 a 30 minutos até dourar.

Sirva com arroz branco.







  

Costelinha de porco ao molho barbecue

Corte suíno saboroso, molho picante a levemente adocicado.
Sabor agradável e suave . Delicioso.

Ingredientes:

1 Costelinha de porco "extra" (bastante carne) em tira .(Inteira)
(aproximadamente de 1 a 2 KG o corte)

1 colher de sobremesa de Paprica picante, (ou doce)
Tempero completo,(agosto)
Pimenta do reino (agosto)
Molho barbecue

" O molho BBQ você pode fazer, existe a receita nesse blog" , ou você pode comprar
pronto de uma boa marca.

Tempere a costela com a páprica, (esfregue bem)
Passe o tempero escolhido a gosto,
Coloque sobre um papel alumínio e pincele com molho barbecue.
Enrole bem, e leve ao forno por 30 minutos,
Retire, prove o tempero, passe mais molho BBQ ,
Volte ao forno sem o papel, mais 10 minutos.
Retire, pincele mais molho , e deixe mais 5a 10 minutos.

Pronto,
Sirva com arroz e salada (Prefira Rúcula com tomates)




Caldo verde

Caldo típico "Português" com couve ,ou folhas de brócolis.
Muito saboroso, servido com pão fresco ou torradas.
Leve, prático e de bom rendimento.

Ingredientes:

1 kg Batata inglesa
1 cebola pequena ralada ou bem picada
1 calabresa picada miudinha (ou carne a gosto, ou sobras)
Alho a gosto,
Cheiro verde a gosto
Couve picada fininha a gosto
Caldo de galinha ou legumes
Pimenta do reino (Ou outra) a gosto
500ml agua

Modo:
Cozinhe as batatas em água,
Amasse bem e reserve
Refogue a cebola, o alho e a linguiça a gosto,
Ponha a pimenta
Adicione a couve, refogue rápido.
(se quiser a couve,mais "fresca", não refogue, apenas adicione no final)
Junte a água  
Adicione o caldo,
Junte a batata e deixe ferver até reduzir.
Adicione o Cheiro verde

Sirva com pão e queijo ralado por cima.





Guioza (pastel Chines)

Prato Chinês que migrou para o japão e após Ásia e de lá para o mundo.
"Bolinhas" recheadas de carnes e legumes com temperos asiáticos.
Massa de trigo fina,cozida no vapor e servidos com shoyo .

Os ingredientes são bem variados, ficando a escolha ou mesmo
o que tiver na geladeira. (sobras de Carne,frango,peixes, legumes)
O importante é temperar com gengibre, óleo de gergelim, shoyo, caldo de legumes e
pimenta do reino,tudo para dar o sabor oriental .

Massa:
2 chícaras de farinha de trigo,
3/4 chícara de água quente
1pitada de sal.

Ingredientes : (sugestão tradicional)
1 chícara Carne de porco moída ou bem picadinha, (pode usar outra proteína)
1 chícara de Repolho picadinho fino (Ou acelga)
1 cenoura pequena ralada grossa (tipo "lágrimas")
1/2 chícara Abobrinha ralada grossa.
Gengibre ralado fino (1/2 colher,ou a gosto)
3 colheres de Shoyo, ou a gosto
Caldo legumes em pó (1 sachê)
1 colher de óleo de gergelim torrado
1 cebola pequena picadinha
1 dentes de alho picadinho

Modo:
Massa:
Misturar o sal na farinha, e ir adicionando a água aos poucos, mexendo sempre.
Sovar a massa até ficar bem homogênea .
Coloque em um plástico e deixe descansar uns 20 minutos, enquanto
faz o recheio.

Recheio:
Coloque um fio de óleo ou azeite,
refogue o alho e as cebolas a gosto,
Junte o óleo de gergelim,
refogue a carne (mesmo se já for cozida)
adicione o gengibre ,
Junte as verduras ,
pingue água se necessário,
junte o tempero em pó, (Ou cuba de caldo derretido)
Adicione o Shoyo e prove o sal.
Deixe esfriar.

Abra a massa, com rolo,
e corte pequenos discos,
abra bem com farinha na mesa,para não grudar.
Deixe bem fina a massa,
Coloque o recheio ,dobre a massa e feche, apertando com os
dedos, fazendo tipo uma franja. (Foto)

Coloque em uma vasilha com tampa, untada com fio de óleo ou azeite,
deixe dourar bem o fundo da massa, despeje cerca de meio copo de água
e deixe cozinhar TAMPADA no vapor até secar essa água.
Pronto,
Bom apetite.